06/06/2008

Carta de uma criança


“Quando estou construindo com blocos,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.
Quando estou me fantasiando,
Arrumando a mesa e cuidando das bonecas.
Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando.
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Eu posso ser mãe ou pai algum dia.
Quando estou pintando até os cotovelos,
Ou modelando argila,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Estou expressando e criando.
Eu posso ser artista ou inventor algum dia.
Quando eu estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na Creche,
Por favor, não sinta que é tempo perdido com brincadeiras.
Porque enquanto brinco, estou aprendendo.
Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos.
Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber diferenças.
Eu posso ser chefe algum dia.
Quando me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo.
Por favor, não diga que estou apenas brincando.
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.
Quando você me pergunta o que eu fiz na Creche hoje.
E eu digo: brinquei.
Por favor, não me entenda mal.
Por que enquanto brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou me preparando para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é BRINCAR.”

Um comentário:

  1. AMO ESSE TEXTO, VOU LER NA MINHA PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS, COM CERTEZA ELES ENTENDERÃO A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.... OBRIGADA

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário...Obrigada!beijinhos